Rota 55 TV
Gastronomia

Rio recebe evento de gastronomia francesa

Nesta quinta-feira (21/03), o tradicional evento de gastronomia francesa Goût de/Good Francechega ao Rio de Janeiro. Ocorrendo em muitos países, o ‘festival’ chega à capital fluminense simultaneamente em 6 estabelecimentos gastronômicos diferentes: Didier RestauranteLa VillaLaguiole LabLe Bistrot du CuisinierMiam-Miam e Térèze.

Criado pelo renomado chef francês Alain Ducasse, o Goût de/Good France se trata de um evento anual no qual 5000 chefs espalhados por 150 países servem em seus jantares menus franceses exclusivos e completos em 5 pratos: aperitivo, entrada, prato principal, queijo e sobremesa, além de vinhos e champanhes, celebrando a França em toda a sua diversidade.

Neste ano, a região francesa em destaque será a Provence, com suas cores e seus sabores. Entre as regiões mais turísticas da França, a Provence é famosa por suas especialidades à base de azeitonas, trufas, pimentões e até bacalhau com o famoso ”aioli provençal”.

A inspiração do Goût de France vem dos famosos ”jantares de Epicuro”, criados em 1912 por Auguste Escoffier: um mesmo menu, no mesmo dia, servido em várias cidades da França. No entanto, o Goût de France leva a proposta além, propondo aos chefs total liberdade de criação de novos menus, novos pratos, novas misturas e novos sabores, em um evento agora mundial.

Sua 1ª edição ocorreu em 2015, quando a ‘culinária gastronômica dos franceses’ passou a fazer parte do patrimônio imaterial da UNESCO, um reconhecimento comemorado nos 5 continentes, com muita festa. E boa comida, é claro.

Desde então, 21 de março, 1º dia da primavera europeia, passou a ser também a data desse evento gastronômico que vem crescendo todos os anos, levando a riqueza, os sabores e as surpresas da culinária francesa aos amantes da boa cozinha dos cinco continentes.

Serviço:
Goût de/Good France
Data: 21 de março (quinta-feira)
Locais:
Didier Restaurante – Chef Didier Labbé (Av. Alexandre Ferreira, 66 – Lagoa – Rio de Janeiro/RJ)
La Villa – Chef Gregoire Fortat (Rua Álvaro Ramos, 408 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ)
Laguiole Lab – Chef Ricardo Lapeyre (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – Praia do Flamengo – Rio de Janeiro/RJ)
Le Bistrot du Cuisinier – Chef David Jobert (Av. Henrique Dumont, 71 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ)
Miam-Miam – Chef Roberta Ciasca (Rua General Góis Monteiro, 34 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ)
Térèze – Chef Esteban Mateu (Rua Felício dos Santos, 15 – Santa Teresa – Rio de Janeiro/RJ)

Matérias relacionadas

Alheira, o “chouriço dos judeus” que enganou os inquisidores

rota55tv

Baccio di Latte lança sorvete sabor Mate

rota55tv

Senac realiza primeira Semana de Gastronomia em Mossoró

rota55tv

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Mais

Privacidade