Rota 55 TV
Gastronomia

Rio recebe evento de gastronomia francesa

Nesta quinta-feira (21/03), o tradicional evento de gastronomia francesa Goût de/Good Francechega ao Rio de Janeiro. Ocorrendo em muitos países, o ‘festival’ chega à capital fluminense simultaneamente em 6 estabelecimentos gastronômicos diferentes: Didier RestauranteLa VillaLaguiole LabLe Bistrot du CuisinierMiam-Miam e Térèze.

Criado pelo renomado chef francês Alain Ducasse, o Goût de/Good France se trata de um evento anual no qual 5000 chefs espalhados por 150 países servem em seus jantares menus franceses exclusivos e completos em 5 pratos: aperitivo, entrada, prato principal, queijo e sobremesa, além de vinhos e champanhes, celebrando a França em toda a sua diversidade.

Neste ano, a região francesa em destaque será a Provence, com suas cores e seus sabores. Entre as regiões mais turísticas da França, a Provence é famosa por suas especialidades à base de azeitonas, trufas, pimentões e até bacalhau com o famoso ”aioli provençal”.

A inspiração do Goût de France vem dos famosos ”jantares de Epicuro”, criados em 1912 por Auguste Escoffier: um mesmo menu, no mesmo dia, servido em várias cidades da França. No entanto, o Goût de France leva a proposta além, propondo aos chefs total liberdade de criação de novos menus, novos pratos, novas misturas e novos sabores, em um evento agora mundial.

Sua 1ª edição ocorreu em 2015, quando a ‘culinária gastronômica dos franceses’ passou a fazer parte do patrimônio imaterial da UNESCO, um reconhecimento comemorado nos 5 continentes, com muita festa. E boa comida, é claro.

Desde então, 21 de março, 1º dia da primavera europeia, passou a ser também a data desse evento gastronômico que vem crescendo todos os anos, levando a riqueza, os sabores e as surpresas da culinária francesa aos amantes da boa cozinha dos cinco continentes.

Serviço:
Goût de/Good France
Data: 21 de março (quinta-feira)
Locais:
Didier Restaurante – Chef Didier Labbé (Av. Alexandre Ferreira, 66 – Lagoa – Rio de Janeiro/RJ)
La Villa – Chef Gregoire Fortat (Rua Álvaro Ramos, 408 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ)
Laguiole Lab – Chef Ricardo Lapeyre (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – Praia do Flamengo – Rio de Janeiro/RJ)
Le Bistrot du Cuisinier – Chef David Jobert (Av. Henrique Dumont, 71 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ)
Miam-Miam – Chef Roberta Ciasca (Rua General Góis Monteiro, 34 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ)
Térèze – Chef Esteban Mateu (Rua Felício dos Santos, 15 – Santa Teresa – Rio de Janeiro/RJ)

Matérias relacionadas

Alheira, o “chouriço dos judeus” que enganou os inquisidores

rota55tv

Senac realiza primeira Semana de Gastronomia em Mossoró

rota55tv

Enoteca 17•56 – a convergência entre vinho, gastronomia e história

rota55tv

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Mais

Privacidade