Rota 55 TV
Capa Destino Nacional

Parque mais procurado de MG reduz visitação pela metade e espera ações para garantir ‘turismo sustentável’

Há 300 anos, o ouro estava na mira de sonhadores. Atualmente, a “água com cor de Coca-Cola” e a “Janela do Céu”, convidativa para selfies, são as atrações que levam aventureiros ao topo da serra onde fica o Parque Estadual do Ibitipoca.

As belezas espalhadas em meio a um mar de morros fizeram desse parque estadual o mais visitado de Minas Gerais. Mas denúncias de prejuízos causados pelos turistas ao meio ambiente levaram, em 2018, à imposição de um limite de 600 visitantes por dia.

Parque Estadual do Ibitipoca - Turista faz pose para foto na Janela do Céu — Foto: Dimas Stephan/G1

Parque Estadual do Ibitipoca – Turista faz pose para foto na Janela do Céu — Foto: Dimas Stephan/G1

Um ano depois da restrição, ainda faltam investimentos em estrutura, novos planos de manejo e estudos que ajudem a garantir um modelo de “turismo sustentável” na região. A erosão nas trilhas que levam a grutas espalhadas pelos 1.488 hectares de Ibitipoca está no topo da lista de problemas denunciados ao Ministério Público.

Só no ano passado foram mais de 80 mil turistas sobre o solo de quartzito das trilhas que levam a grutas e cachoeiras.

As restrições ao turismo em Ibitipoca começaram em 2006. O plano de manejo estimava que um limite de 800 pessoas por dia não causaria prejuízos para a biodiversidade do parque.

Entretanto, em 2015, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão ligado ao Governo de Minas Gerais, liberou a entrada de até 1.200 turistas por dia, apoiado na justificativa de ter realizado melhorias na estrutura.

Após a ampliação, a Promotoria de Justiça de Lima Duarte recebeu denúncias apontando que, entre outros pontos, a nova regra trazia danos à flora e danos ao solo do parque, além de contrariar o plano de manejo e criar demanda incompatível com o total de funcionários.

Fonte: G1

Matérias relacionadas

Zanzibar: a linda, exótica e charmosa ilha de Freddie Mercury

rota55tv

Baccio di Latte lança sorvete sabor Mate

rota55tv

Carros ameaçam dunas em Jericoacoara

rota55tv

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Mais

Privacidade