Rota 55 TV
Capa Destino Nacional

12 destinos nacionais baratos para quem não abre mão de viajar

Turista de verdade é aquele que não pode ver um feriado chegando que já quer partir e explorar o mundo. Mas nem sempre o orçamento está favorável a fazer grandes viagens para destinos caros ou sofisticados. Porém, sempre há alguns destinos mais em conta para quem não abre mão de viajar. A lista a seguir traz algumas opções para o turista que adora comprar passagens aéreas baratas e aproveitar a viagem em grande estilo.

Cabo Frio (RJ)

Cabo Frio é uma das cidades da Região dos Lagos do Rio de Janeiro mais visitadas pelos turistas. Suas principais atrações são as praias de areia branca e águas cristalinas, mas também há opções de mergulho e outros esportes náuticos, como surfe e iatismo. A noite é movimentada na Avenida do Contorno e quem gosta de compras pode dar uma voltinha pelo Boulevard Canal e pela Rua dos Biquínis. No Carnaval tema mega micareta Cabofolia, com shows de artistas conhecidos nacionalmente. Cabo Frio ainda fica do ladinho de Arraial do Cabo e dá pra fazer duas viagens em uma só.

Foto: MarcusRG / Flickr

Brumadinho (MG)

A cidade mineira de Brumadinho é um destino na região metropolitana de Belo Horizonte que tem recebido grande atenção dos turistas devido a sua principal atração: o Instituto Inhotim. Trata-se de um museu de arte contemporânea a céu aberto, construído em harmonia com a natureza, com mais de 100 hectares de área. A promessa é de uma experiência artística multissensorial, mas também de grande contato com o meio ambiente, graças aos belos jardins botânicos, lagos e milhares de espécies de plantas que podem ser vistas lá.

Foto: claudiaregina_cc / Flickr

Peruíbe (SP)

A 90 km da cidade de São Paulo, Peruíbe é um destino para quem quer dar aquela fugidinha rápida para o litoral. Mas não é só praia que o município tem a oferecer. Claro que visitar a Prainha, a Barra do Una e o Caramborê é quase obrigatório, mas Peruíbe também tem boas opções de turismo ecológico e rural, com trilhas, cachoeira, camping e uma agitada vida noturna. Quer mais? Quem gosta de ufologia vai adorar visitar a cidade na época do Encontro Ufológico. A cidade é conhecida pelos diversos relatos de avistamento de objetos voadores não-identificados. Imperdível!

Foto: Moviola Midia Livre / Flickr

Alfredo Chaves (ES)

Quem gosta de descansar na serra, por um precinho razoável, vai adorar Alfredo Chaves, quase vizinha de Vitória, no Espírito Santo. A cidade está localizada entre o mar e as montanhas e ostenta dezenas de cachoeiras. Voar é a aventura predileta dos turistas, já que o destino tem algumas das melhores rampas de asa delta e voo livre do país. Para quem ama a cultura tradicional, o ideal é conhecer a cidade na época da Festa da Banana e do Leite, em julho, com shows regionais, concursos, feiras e o Encontro de Trilheiros, percorrendo as zona rurais da serra.

Foto: Wikimedia Commons

Sirinhaém (PE)

Sirinhaém está a 76 km da capital Recife e é conhecida por sua simpatia e aconchego. Os principais atrativos são as praias de Barra do Sirinhaém, Gamela e Guadalupe, por suas areias douradas e pela paisagem cercada de coqueiros. Quem gosta de mergulho pode aproveitar a Ilha de Santo Aleixo, que tem águas rasas e bem paradas, para conhecer com calma o mar aberto. O município nordestino, apesar de pequeno, tem diversos monumentos históricos para visitar, como casarões do século XIX e o Convento de Santo Antônio, construído em 1645.

Foto: Lotsemann / Flickr

Caldas Novas (GO)

Um paraíso de águas termais, Caldas Novas tem sim resorts caríssimos para pouca gente, mas também dá para aproveitar a cidade, economizando. Pelo fácil acesso – Caldas Novas está próxima a Goiânia, Uberlândia (MG) e Brasília – a viagem tende a ficar mais barata. Além disso, mesmo escolhendo um hotel mais em conta, é possível desfrutar dos atrativos do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com piscinas terapêuticas naturais entre 30ºC e 57ºC e cachoeiras de águas quentes, e do Aquático da Lagoa de Pirapitinga, ideal para as crianças e a família. Outra opção é visitar a cidade vizinha Rio Quente, e conhecer o parque aquático do completo Rio Quente Resorts, o Hot Park.

Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Chapada das Mesas (MA)

Uma visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas certamente será inesquecível e não custa tão caro. Os atrativos da reserva natural são vários: formações rochosas esculpidas pelas forças da natureza, cachoeiras e poços de águas cristalinas. A Cachoeira de Pedra Caída, com 50 metros de queda, forma uma piscina natural. Para os aventureiros, tem opções de rapel, rafting e tirolesa e mergulho. A hospedagem pode ser feita em quatro cidades – Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz (cidade da região que conta com aeroporto comercial) – o que facilita a procura de melhores preços.

Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Camocim (CE)

Praia numa cidadezinha de interior. É isso que marca a cidade de Camocim, no norte do Ceará. Com um casario colonial do século XIX e um povo acolhedor, o destino ostenta surpreendentes 62 km de praias de águas calmas e rasas, coqueirais, falésias, manguezais, lagos, dunas e tudo o que pode tornar a paisagem ainda mais impressionante. A Praia das Barreiras, com areia laranja, é visita obrigatória. Como venta bastante, a cidade é ideal para a prática de kitesurfe e windsurfe. Como o destino é pouco procurado, a viagem acaba ficando mais barata. Porém, como quem parte de outros estados precisa desembarcar na capital para seguir os 373 km restantes de carro, é importante garantir o voo com antecedência. Para comprar passagens baratas para Fortaleza, clique aqui.

Foto: Wikimedia Commons

Ilha de Marajó (PA)

O maior arquipélago fluviomarinho do mundo está na região Norte do Brasil e não é tão caro de visitar. Mais de 2.500 ilhas estão à disposição para o turista, mas é a Ilha de Marajó a melhor localidade do arquipélago. Saindo de Belém, basta pegar um catamarã para Soure, onde estão as melhores praias, pousadas e restaurantes. As opções de diversão são muitas na maior ilha do Brasil: passeios de búfalos, de igarapé – para observar aves raras e jacarés -, praticar rafting ou caminhar pela selva.

Foto: Celso Abreu / Flickr

Cambará do Sul (RS)

Cambará do Sul sedia o Parque Nacional Aparados da Serra, que ostenta os maiores cânions do Brasil. O destaque vai para o Cânion do Itaimbezinho, com seus 5,8 km de extensão e 720 metros de altura. A cidade virou set de gravação da série “A casa das sete mulheres” da Rede Globo, o que tornou ainda mais conhecidas suas cachoeiras, vales e trilhas. Por estar em área de preservação ambiental, é fácil ter contato com a pujante fauna: lobos-guarás e jaguatiricas são as estrelas locais. Apesar de contar com tantos atrativos naturais, a cidade fica perto da Capital: 184 km separam Porto Alegre de Cambará do Sul. Por lá, é bom ter sempre um bom agasalho, já que a cidade é campeã em baixas temperaturas no inverno.

Foto: Gus Valentim / Flickr

Imbituba (SC)

Entre as populares e caras Garopaba e Laguna, Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina, é uma das opções mais econômicas. No verão, as praias são as principais atrações, principalmente para surfistas, devido à fama das ondas da região. Mas o grande espetáculo acontece entre julho e setembro, quando baleias-francas migram para as águas de Imbituba, fugindo do inverno antártico, para iniciar o período de reprodução. Oportunidade única de ver de perto esses animais. Partindo da capital Florianópolis, chega-se de carro a Imbituba em cerca de uma hora de viagem.

Foto: Diane Oliveira / Flickr

Ponta Grossa (PR)

Ponta Grossa é uma grande cidade do Paraná – a quarta mais populosa do Estado – que abriga o Parque Estadual de Vila Velha, destino ideal para os amantes da geologia. O parque lembra uma cidade medieval, com castelos e torres em ruínas. No local é possível fazer passeios guiados. Destaque para as visitas ao lençol subterrâneo, especialmente a Lagoa Dourada, que fica com tom de ouro no pôr-do-sol. Nas trilhas o visitante terá contato com lobos-guará, jaguatiricas, cachorros-do-mato, pica-paus e tamanduás-bandeira.

Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

Fonte: Guia Viajar Melhor

Matérias relacionadas

Parque mais procurado de MG reduz visitação pela metade e espera ações para garantir ‘turismo sustentável’

rota55tv

12 lugares lindos para visitar perto de Sintra

rota55tv

6 destinos especiais para ir na Semana Santa

rota55tv

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Mais

Privacidade